A história

O Instituto da Imaculada Conceição de Nossa Senhora de Lourdes foi fundado em Garaison, ao Sul da França, no dia 15 de dezembro de 1863, tendo como fundadores, Dom Laurence, o Pe. Jean Louis Peydessus e Madre Maria de Jesus Crucificado.
Madre Maria de Jesus Crucificado com mais duas companheiras, Ir. Marta e Ir. Madalena, iniciaram sua missão na pequena cidade de Lannemezan. Em 1867, um pequeno grupo de Irmãs foi enviado a Galan e em 1870 foi a vez de Lourdes, terra que a Virgem escolhera para derramar suas bênçãos reveladas nas aparições à humilde Bernadete Soubirous no ano de 1858. Ali o Instituto se firmou recebendo um novo nome de Irmãs da Imaculada Conceição de Nossa Senhora de Lourdes, e uma nova missão, dando forma e expressão a seu Carisma e a sua Espiritualidade.

 

Em 1900, o Instituto chegou à América do Sul, mais especificamente a Buenos Aires. Em 1908 chegou ao Brasil, em Petrópolis/RJ e a partir de 1940 ao Nordeste Brasileiro. Em 11 de fevereiro de 1960, ele chega a Recife na Avenida Rosa e Silva, nº 293, no bairro dos Aflitos, fundando o Externato Virgem de Lourdes que teve como comunidade nascente as Irmãs Ana Borba, Maria Betânia, São Carlos de Maria e Maria Regina e atendia a crianças e adolescentes da 1ª a 8ª série.

Três anos depois o Colégio foi transferido para o endereço onde se localiza atualmente, Avenida Rosa e Silva, 1767.

Como chegar

Fale conosco